O que é Escoliose, quais os sintomas e tipos de tratamento

 

A escoliose é quando acontece uma curvatura lateral da coluna, também chamada de desvio na coluna . Ocorre com mais frequência durante o estirão de crescimento, pouco antes da puberdade. Embora a escoliose possa ser causada por doenças como paralisia cerebral e distrofia muscular, a causa na maioria das vezes é desconhecida. Cerca de 3% dos adolescentes têm escoliose.

A maioria dos casos é leve, mas algumas deformidades da coluna vertebral continuam a ficar mais graves à medida que as crianças crescem tornando-se por vezes incapacitante. Uma curva espinhal especialmente severa pode reduzir a quantidade de espaço dentro do tórax, dificultando o funcionamento adequado dos pulmões e causando problemas respiratórios como um dos sintomas.

As deformidades causadas pela escoliose no adulto são muito diferentes das deformidades do adolescente. Como regra geral, as curvas em adultos tendem a ser mais rígidas, enquanto as curvas de adolescentes são mais flexíveis. Além das preocupações estéticas, os pacientes adultos frequentemente apresentam dor e sintomas neurológicos. Os adolescentes geralmente não apresentam esse grau de dor ou sintomas neurológicos.

A escoliose em adultos pode, se apresentar de 2 formas: antes da maturidade esquelética, que são denominadas curvaturas idiopáticas persistentes ou surgir já na idade adulta, como resultado de mudanças degenerativas.

Crianças devem ser monitoradas de perto fazendo exames para escoliose, geralmente com raios-X, para ver se a curva está piorando. Em muitos casos, nenhum tratamento é necessário. Algumas crianças precisarão usar um colete específico para impedir o agravamento da curva e outros podem precisar de cirurgia para evitar o agravamento da escoliose e corrigir casos graves de escoliose.

sintomas escoliose, ombros, omoplata, cintura torta, quadril torto, coluna torta

Sintomas da escoliose

Os sinais e sintomas de escoliose podem incluir:

  • Ombros desiguais
  • Uma omoplata que parece mais proeminente do que a outra
  • Cintura irregular
  • Um quadril mais alto que o outro
  • Se a curva da escoliose piorar, a coluna também irá girar ou torcer, além de se curvar para os lados. Isso faz com que as costelas de um lado do corpo fiquem mais salientes do que do outro lado.

Os sintomas em adolescentes são geralmente uma progressão da curva afetando esteticamente, não causando dor. Por outro lado, os adultos tendem a apresentar dor e anormalidades neurológicas. A progressão da curva e as questões estéticas tendem a ser menos problemáticas nesses pacientes.

Além disso, os pacientes adultos são mais propensos a ficar ansiosos e deprimidos em relação à escoliose. Dor que parecem pontadas e dor lombar que irradia para as pernas são características em adultos e muito menos frequente em adolescentes. Nesse caso, elas também podem ser mais rígidas, fazendo com que a correção cirúrgica seja mais difícil. As curvaturas do adolescente, que tendem a ser mais flexíveis, muitas vezes podem ser tratadas com procedimentos de correção cirúrgica. Tratamento para escoliose em adultos e adolescentes

Os objetivos principais do tratamento da escoliose são interromper a progressão da curva na coluna, aliviar a dor e melhorar a função. Quando falamos de tratamento cirúrgico, incluem a obtenção de uma coluna equilibrada, bem como a prevenção de deformidades adicionais.

Em adultos, o foco é conseguir por meio da cirurgia de escoliose, uma coluna estável, equilibrada e sem dor. Nesses casos, o tratamento é mais desafiador, sendo necessário avaliar caso por caso e buscar tratamentos complementares como fisioterapia em alguns casos.

Quando procurar um especialista

Vá ao seu médico se notar qualquer sinal ou sintoma de escoliose. Curvas leves, no entanto, podem se desenvolver sem que os pais ou a criança saibam, porque aparecem gradualmente e geralmente não causam dor. Ocasionalmente, professores, amigos e companheiros de equipe esportiva são os primeiros a perceber a escoliose de uma criança.

Agende a sua consulta

Atendemos os principais convênios do mercado!

Caso seu convênio não esteja na lista,
entre em contato para maiores informações.

Agende a sua consulta

ParticularConvênio

Consulta online

Consulta online

Whatsapp

Ligar